Música Gospel

M ú s i c a____G o s p e l








A música gospel (do inglês "gospel", que significa "evangelho") é um gênero musical contendo mensagens bíblicas, de forma direta e/ou indiretamente. Desde os primórdios, a música que fale sobre o Deus bíblico sempre existiu na tradição dos hebreus(prova disto, é o livro de Salmos do antigo testamento). A partir de Jesus, as músicas religiosas passam a conter mensagens do evangelho. A música gospel sempre existiu, talvez não com essa denominação específica. O início do destaque desse estilo musical teve origem afro-americana, nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos. Os escravos cantavam músicas religiosas com mensagens escondidas em suas letras. As mensagens poderiam conter informações sobre terrenos, quais estradas e rios evitar e números de homens patrulhando tais estradas e rios. Essas canções eram cantadas pelos escravos presos, durante a noite, quando se sabia que havia escravos em fuga a fim de orientá-los rumo ao norte livre. Esse costume continuou quando os escravos foram libertados invadindo igrejas e templos afro-americanos por todo os Estados Unidos.


História


O gospel em sua forma original era geralmente interpretada por um solista, acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental. Grandes intérpretes da música norte-americana começaram assim, como cantores de gospel nas igrejas. É o caso de Mahalia Jackson, Bessie Smith e Aretha Franklin, além de Ray Charles. O gospel ajudou a moldar toda a música negra dos Estados Unidos neste século: ragtime, blues e jazz. E foi também influenciado por ela, assumindo formas às vezes surpreendentes em se tratando de música religiosa. É o caso dos quartetos gospel, surgidos após a Segunda Guerra Mundial, com suas música gritada, sua dança cheia de sacolejos e roupas extravagantes. Nesta fonte foi "beber" o rock dos anos 50, desde Bill Haley e seus cometas passando por Jerry Lee Lewis e principalmente Elvis Presley.
Atualmente nos
Estados Unidos e em outros países, o Gospel está incluído como uma categoria tradicional de música cristã.
Comercialmente e na forma que tem atualmente, a música cristã estourou nos Estados Unidos a partir dos
anos 70. O rock, em mais uma volta da história, passa a ser o carro chefe da música cristã. Todavia, outros ritmos como o funk e o reggae também são por ela adotados. O que a define não é o gênero musical, mas a mensagem: justiça social, o evangelho de Cristo, harmonia entre os homens. Bandas como Stryper (heavy metal), de Los Angeles, tocam música cristã, ou Gospel. Grandes espetáculos se organizam por todo o país e cada vez mais emissoras de rádio criam programações gospel. Hoje o prêmio Grammy, considerado o Oscar da música, inclui a categoria gospel, além da música cristã para premiar seus talentos com o Prêmio Dove Awards.
Na música cristã internacional destacam-se atualmente
Michael W. Smith, os grupos Vineyard, Hillsong Music Australia, Kirk Franklin; e nos anos 90, os ministérios Hosanna!Music, Maranatha; as bandas Petra, Guardian, Bride; as cantoras Amy Grant, Crystal Lewis, entre outros.
Ainda na vertente metal, surgiram bandas como:
Tourniquet e Mortification que elevaram o "metal gospel" à categoria, segundo seus fãs, de grande qualidade.
O cenário do "rock cristão" teve como grande nome e destaque a banda
Petra, dos Estados Unidos, umas das pioneiras do estilo em todo o mundo.


Gospel no Brasil


A "música cristã" no Brasil é generalizada erroneamente como "gospel". O Gospel em alguns países é tido como um estilo musical, e não engloba a música cristã como um todo como no Brasil e outros países. O termo trazido ao país virou sinônimo de todo tipo de música cristã, significando até mesmo, nos dias atuais, um estilo de vida ou "jeito de ser".
O termo "gospel" foi usado pela primeira vez no Brasil nos anos 80 pela
Gravadora Gospel Records, pioneira neste segmento. Sendo Estevam Hernandes Filho patentiador desta marca em território nacional, Estevam tem todos os direitos sobre a marca "gospel".
A música cristã protestante no brasil tem origens mais antigas, remontando ao final do século XIX e início do século XX, com a vinda de missionários estrangeiros, principalmente batistas e presbiterianos americanos. As igrejas protestantes então adotaram muitos hinos de origem estrangeira, alguns com a influência americana do "gospel". Hinários inteiros foram traduzidos e editados, como o "Salmos e Hinos" , "Harpa Cristã" e "Cantor Cristão". A partir do final da década de 60, grupos nacionais como
Vencedores Por Cristo (VPC), entre outros, começaram treinamentos de formação de músicos e viagens para divulgação, começando então a influenciar o estilo de músicas de todas as igrejas evangélicas do Brasil
A música Gospel no Brasil se populariza no final da década de 80, quando entram em evidência ministérios de louvor como
Koinonya, Katsbarnea, Voz da Verdade, Vencedores por Cristo, entre outros.
Ja na década de 90 de destacam os grandes grupos de louvor como
Renascer Praise e Diante do Trono.
Embora haja grupos em atividades desde o início dos anos 80, a música gospel é basicamente um fenômeno da
década de 90. No país, além do rock, assimilou inúmeros ritmos, como samba, sertanejo, entre outros ritmos.
Logo surgiram as primeiras gravadoras evangélicas no Brasil que fez com que a onda gospel crescesse mais rapidamente pelo Brasil.
Diferente de outros países, a música gospel no Brasil não é tão conhecida no mundo secular, ficando praticamente restrita a cena evangélica. São poucos os artistas que se projetaram fora do público evangélico. Nos últimos anos, músicas cristãs de origem evangélica passaram a também fazer parte do repertório de grupos e cantores católicos, como o Pe.
Marcelo Rossi (que utilizou músicas como Fico Feliz de Aline Barros)

2 comentários:

Danni Cassia disse...

Ola gostaria de saber se você conhece algum cantor gospel que cante jazz.

Grata
Danni C.

Dioni Pires disse...

Olá Danni, peço desculpa, a partir desse ano atualizarei esse Blog, Conheço muitos cantores e vou postar os artistas mais relevantes.